SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  
RIO BRANCO - ACRE, BRASIL, 2004
 
 
PROPOSTA CURRICULAR  
CIÊNCIAS NATURAIS  
QUINTA A OITAVA SÉRIES DE ENSINO FUNDAMENTAL  
   
ÍNDICE  
           
 

Apresentação
I. Introdução
II. O Ensino de Ciências Naturais de quinta a oitava séries
III. Metodologia
IV. Avaliação

V. Quinta série (Série inicial do terceiro ciclo): Terra, vida e ser humano
Objetivos
Descritores de desempenho
Conteúdos

V.1. Sol, Terra e Lua
V.2. A Terra, energia e vida
V.3. A Terra em que vivemos
V.4. Biodiversidade no Planeta
V.5. Ser humano, animais e vegetais
V.6. O ser humano social
V.7. Higiene e saúde sexual

 
VI. Sexta série (Série final do terceiro ciclo): O meio ambiente terrestre
Objetivos
Descritores de desempenho
Conteúdos
 

VI.1. O planeta Terra no Sistema Solar
VI.2. Características e transformações da Terra
VI.3. Recursos hídricos
VI.4. Atmosfera, ar e qualidade do ar
VI.5. Biodiversidade em ambientes terrestres
VI.6. Nutrição e saúde humana
VI.7. Corpo e sexualidade

 
VII. Sétima série (Série inicial do quarto ciclo): O ser humano no ambiente terrestre
Objetivos
Descritores de desempenho
Conteúdos
 

VII.1. Mecânica celeste
VII.2. O meio ambiente urbano
VII.3. Estrutura e movimentação dos seres vivos
VII.4. Consumo de água
VII.5. Uso da energia elétrica
VII.6. Gerenciamento do lixo
VII.7. Organismo e nutrição
VII.8. Doenças, conhecer para prever

 
VIII. Oitava série (Série final do quarto ciclo): O inorgânico, o orgânico e aplicações tecnológicas
Objetivos
Descritores de desempenho
Conteúdos
 

VIII.1. Solos, rochas e recursos minerais
VIII.2. As células e as funções orgânicas
VIII.3. Defesa do organismo
VIII.4. Luz e visão, as cores
VIII.5. Som e audição
VIII.6. Tecnologias da informação
VIII.7. Pesquisas espaciais

 
IX. Sugestão de atividades  

Os livros didáticos
Os vídeos
TV Escola
A Informática na Educação
As visitas

 

X. O projeto interdisciplinar
XI. Sugestão para a elaboração dos planos de aulas

 
XII. Sugestão bibliográfica para o professor  

Pedagogia, Comunicação, Biologia, Astronomia, Evolução, Energia, Animais, Vegetais, Sexualidade, Drogas, Ética, Física, Química, Saúde, Saneamento básico, Meio Ambiente, Agropecuária e Meio Ambiente, Meio Ambiente aquático, Geografia, Meio Ambiente urbano, Solos, Desenvolvimento sustentável, Alimento e nutrição, Matemática e Computação

 
 
Ir para »     Capa   I    II    III    IV    V    VI    VII    VIII    IX    X    XI    XII