Objetivos Andamento Património Divulgação

  

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)
FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E XTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ACRE (FUNDAPE)

Implementação do Núcleo de Referência Tecnológica em Energias Alternativas
Projeto financiado pelo Ministério de Minas e Enegia (MME)

O Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios (PRODEEM) no Estado do Acre iniciou-se em 1998, no Laboratório de Energia da Universidade Federal do Acre (UFAC). Cresceu em parcerias e abrangência, desde uma unidade piloto no Projeto Limoeiro até alcançar todos os municípios do Estado do Acre e mais de 250 instalações de Energia Solar em Escolas, Postos de Saúde, Associações de Colonos e de Seringueiros, Praças, Aldeias indígenas, etc. (Duarte e Santos; 1999, 2000, 2002, 2004, 2010). O Programa continua em expansão e deverá atender mais de 20.000 domicílios com fontes renováveis de energia.

Hoje o Programa reúne ademais da UFAC, Secretarias do Estado e as Empresas ELETRONORTE, ELETROACRE. Continua sendo uma iniciativa da UFAC que se converteu num Programa do Governo do Estado. Com isso ganhou em mobilidade e atingiu municípios distantes da Capital.

A Amazônia se caracteriza pela sua riqueza em recursos naturais, em particular a insolação, e pela falta de infra-estrutura em vários setores da economia. Na relação Energia - Desenvolvimento, a utilização de fontes alternativas forma parte da estratégia racional de sustentabilidade. Nesta região à energia, junto à produção de biogás, de biofertilizantes e de óleos combustíveis, se reservam um lugar de importantes perspectivas socio-econômicas.

 GRUPO DE ESTUDOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS (ABClima)

Metas
Ampliação da Unidade de Biogás. Otimização de sistemas fotovoltaicos. Contribuições ao Atlas Solarimétrico. Mais>>

Projetos construtivos
Energia e climatologia.
Pós-graduação.
Oficinas e laboratórios.
Mais >>

©2000 - 2010 AcreBioClima