Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Disciplina: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (30 h)
Professor: Alejandro Fonseca Duarte

Ementa
Interdisciplinaridade. Tecnologias da educação em Biologia, Geografia, Física, Química e Matemática no Ensino Médio. Gestão educacional. Coletivos científico-pedagógicos.

Objetivo
Usar novas tecnologias na elaboração coletiva do currículo interdisciplinar

AcreBioClima
Ufac

 

 

 

 

 

 

 

 

Links dos alunos

Programa
Introdução: plano da disciplina
Coletivos pedagógicos
Currículos, meios e métodos
Interdisciplinaridade: eixos, planejamento
Ciência, realidade objetiva
Leis, experiências, teoria, educação e progresso
Desafios para o ensino interdisciplinar
Apresentações
Avaliação da disciplina

 

 

 

 

 

 

Bibliografia
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
Orientações Educacionais Complemnentares aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ciencias da Natureza
Ciências Humanas Linguagens
Melhores Práticas em escolas de Ensino Médio no Brasil
Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Programa Nacional de apoio às Feiras de Ciência da Educação Básica
Programa Ensino Médio Inovador – ProEMi
Proposta curricular de ciências naturais - 5ta a 8va séries
Coleção Explorando o Ensino:
Matemática: Vol. 1, 2, 3
Química: Vol. 4, 5
Biologia: Vol. 6
Física: Vol. 7
Geografia: Vol. 8
Astronomia: Vol. 11
Mudanças Climáticas: Vol. 13
Sociologia: Vol. 15
História: Vol. 21
Filosofia: Vol. 14

Material complementar
O que evitar no trabalho pedagógico coletivo
Vídeo aulas - O maior site de estudo da internet
Demonstrações de Física
Secretaria de Estado de Educação, Acre, Orientações curriculares para Ensino Fundamental: Geografia
Secretaria de Estado de Educação, Acre, Orientações curriculares para Ensino Médio: Geografia

Secretaria de Estado de Educação, Acre, Orientações curriculares para Ensino Médio: Biologia
Secretaria de Estado de Educação, Acre, Orientações curriculares para Ensino Médio: Física
Secretaria de Estado de Educação, Acre, Orientações curriculares para Ensino Médio: Matemática
Secretaria de Estado de Educação, Acre, Orientações curriculares para Ensino Médio: Química
Secretaria de Estado de Educação, Acre, Orientações curriculares para Ensino Médio: História
Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza
Interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências Naturais e Matemática
A história da ciência como eixo interdisciplinar na educação
Interdisciplinaridade: as práticas possíveis
Ensino de Ciências: perspectivas na prática interdisciplinar
A história da Matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na Educação Básica
O lixo como eixo temático para o Ensino de Ciências e a prática da conscientização ambiental
A história do lixo
A história do e-lixo
Uma proposta de Educação Ambiental utilizando o lixo como tema interdisciplinar
Diretrizes curriculares estaduais para o ensino de Sociologia: em busca do mapa comum
Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homen
Ideb: Ensino Médio piora em 13 estados; confira resultados
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2005-2013
Cai o número de universitários brasileiros que concluem a faculdade
Parte dos professores acha o computador desnecessário no ensino
Tecnologia pode ajudar alunos que lutam por bons resultados no Enem
Dialéctica de la naturaleza
Universidade Federal de Alagoas: Programas das disciplinas para o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio
A construção do projeto político-pedagógico da escola